30 de março de 2012

Ibejis

Ibejis são Orixás crianças, em realidade, duas divindades gêmeas infantis,masculino e feminino, ligadas a todos os orixás e seres humanos. São Orixás não manifestados, porém cultuados. Formam-se a partir de duas entidades distintas que co-existem, respeitando o princípio básico da dualidade e dividem-se em um único Orixá permanentemente duplo. Num plano mais terreno, por ser criança, a ele é associado tudo o que se inicia: a nascente de um rio, o germinar das plantas, o nascimento de um ser humano. Ibejis é o que indica a contradição, os opostos que caminham juntos, a dualidade. Ibejis mostra que todas as coisas, em todas as circunstâncias, têm dois lados e que a justiça só pode ser feita se as duas medidas forem pesadas, se os dois lados forem ouvidos. Ibejis é poderoso como todo o Orixá, a criança-divindade, entretanto, entende os pedidos de maneira simplista, o que pode levar a conseqüências não previstas pelas entidades em geral. Por outro lado, têm a reputação de ser extremamente fiéis às pessoas que conquistam sua confiança.

Lenda sobre Ibejis:
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Arquétipos dos filhos de Ibejis:
Lembramos que Ibejis são Orixás não manifestáveis, cultuados como Orixás independentes; porém são associados e considerados como qualidades de Xangô (Aganjú de Ibejis) e Oxum (Epandá de Ibejis), portanto as características descritas se referem aos filhos destes Orixás.
Os filhos de Ibeji são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequentes; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhões, sorridentes, irrequietos. Tudo, enfim, o que se possa associar ao comportamento típico infantil.
Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem revelar-se teimosamente obstinados e possessivos. Ao mesmo tempo, a sua leveza perante a vida revela-se no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, a sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia.
Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e uma certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, às vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em seu torno a princípios simplistas como “gosta de mim – não gosta de mim”. Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com alguma facilidade.
Ao mesmo tempo, as suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas. Como as crianças, em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades desportivas, sociais e das festas.

Qualidades: Não possuem
Saudação: Oni Bejis: Salve todas as crianças!
Dia do ano: 27 de setembro
Dia da Semana: Segunda-feira
Flor: Todas as flores, miúdas e coloridas
Doce: Bala de goma, paçoca, suspiro, todos os doces em geral
Animal de estimação: Macaco
Função: Parto e infância, tudo relacionado a criança
Número: 02
Cor: Azul e rosa ou colorido
Ferramentas: 2 bonecos gêmeos, 2 cabacinhas, brinquedos...
Frutas: Manga, goiaba, mamão...
Ervas: Alfazema, erva-cidreira, camomila, erva-doce...

5 comentários:

  1. amo ibeji e todos as crincas amo minha religiao

    ResponderExcluir
  2. Ola gostaria de saber maia sobre o orixa xango de aganju ibeji
    Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    qual a diferença entre Oxum Ibeji e Oxum Pandá Ibeji?

    ResponderExcluir
  4. Nenhuma, trata-se do mesmo Orixá.

    ResponderExcluir
  5. Diferença de ibeji para onde é otim

    ResponderExcluir