30 de março de 2012

Oxalá

Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: novo e velho. O símbolo do primeiro é uma espada, o do segundo é uma espécie de cajado em metal, chamado Opaxorô. Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano por ser  o Orixá maior e mais velho, o primeiro a ser criado, é considerado o Pai de todos.. É calmo, sereno, pacificador, muito respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo e é o último Orixá a ser reverenciado em todas as cerimônias.
  
Lenda sobre Oxalá:
Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele criasse o mundo. Porém essa missão não lhe dava o direito de deixar de cumprir algumas obrigações para outros Orixás e Bará, aos quais ele deveria fazer alguns sacrifícios e oferendas. Oxalá se pôs a caminho apoiado em seu Opaxorô. No momento em que deveria ultrapassar a porta do além, encontrou-se com Bará que, descontente porque Oxalá se negara a fazer suas oferendas, resolveu vingar-se provocando em Oxalá uma sede intensa. Oxalá não teve outro recurso senão o de furar a casca de um tronco de um dendezeiro para saciar a sua sede.
Era o vinho de palma o qual Oxalá bebeu intensamente, ficou bêbado, não sabia onde estava e caiu adormecido. Apareceu então Olófin Odùduà que vendo o grande Orixá adormecido roubou-lhe o saco da criação e em seguida foi a procura de Olodumaré, para mostrar o que teria achado e contar em que estado Oxalá se encontrava. Olodumaré disse então que se Oxalá estava neste estado, que ele mesmo, Odùduà, fosse criar o mundo. Odùduà foi então em busca da criação e encontrou um universo de água, e aí deixou cair do saco o que estava dentro, era terra. Formou-se então um montinho que ultrapassou a superfície das águas.
Então ele colocou a galinha cujos pés tinham cinco garras. Ela começou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfície da água, onde ciscava cobria a água, e a terra foi alargando cada vez mais, o que deu origem a cidade Ilê Ifê.
Odùduà ali se estabeleceu, seguido pelos outros Orixás e tornou-se assim rei da terra. Quando Oxalá acordou, não encontrou mais o saco da criação. Despeitado, procurou Olodumaré, que por sua vez proibiu, como castigo a Oxalá e toda sua família, de beber vinho de palma e de usar azeite de dendê. Mas como consolo lhe deu a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos nos quais ele, Olodumaré insuflaria a vida.

Arquétipos dos filhos de Oxalá:
Os filhos de Oxalá são pessoas calmas e dignas de confiança; são pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade inquebrável que nada pode influenciar. Em nenhuma circunstância modificam seus planos e seus projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias, racionais que as alertam para as possíveis consequências desagradáveis de seus atos. No entanto, sabem aceitar sem reclamar, os resultados amargos daí decorrentes.
Características Positivas:
Participativos e criativos. Vaidosos, bonitos e elegantes. Trabalhadores e com muita força de vontade.
Características Negativas:
Usam a falsidade como defesa, apressados, sarcásticos, mentirosos, fúteis, hipocondríacos, gostam de intrigas e fofocas. São lentos, meticulosos, reacionários e exclusivistas.

Qualidades: Olocum, Obocum, Dacum, Jobocum, Orumilaia
*Obocum: O mais novo dos Oxalás, o abençoado. Oxalá que cuidava de Orumilaia por este ser muito velho. É o Orixá do crescimento e do progresso.
*Olocum: É o Oxalá adulto e guerreiro.
*Dacum: É o Oxalá de meia idade, o velho que se manifesta ereto. É o Oxalá do equilibrio.
*Jobocum: É Oxalá velho, vive nas águas.
*Orumilaia: O mais velho dos Oxalás. Apesar de ser cego, e Iansã ser a menina dos olhos dele no qual carrega seus olhos,  ele é o Orixá da visão e da clareza. Ele que concede o jogo de buzios e o pertence.
Saudação: Êpa o Babá: Salve o Pai!
Dia do ano: 25 de dezembro
Dia da Semana: Domingo
Flor: Copo de leite, jasmim, lírio
Comida: Arroz doce ou canjica branca
Doce: Cocada, merengue, doce de leite, pudim, doce de côco
Animal de estimação: Caracol
Função: Amor e união
Número: 10
Cor: Branco e Preto para Orumilaia e somente branco para os demais
Ferramentas: Jóia de prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata, moedas, búzios. Para Oxalá de Orumilaia acrescentam-se um par de olhos.
Frutas: Côco, limão
Ervas: Mamoeiro, manjericão
Legumes: Acelga, lentilha, feijão branco
Ajuntós:
*Obocum e Olocum: com Oxum Epandá
*Dacum: com Iemanjá Bocí
*Jobocum e Orumilaia: com Oxum Docô, com Iemanjá Bomí

12 comentários:

  1. Teria uma pergunta, meu pai de santo me disse q sou de oxala Bocun com iemanjá boci, aki eu soh vejo oxala obocum, mas casa soh com oxum, seria o meu oxala o mesmo oxala dacum q vc está dizendo, pois ele tbm disse q eh um oxala de meia idade... Uma otra mae de santo de nação diferente disse q eu era de oxala dacum, fiquei confuso... Desde ja agradeço, muito bom o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando do nosso blog. Respondendo a sua pergunta, realmente Obocum só faz ajuntó com Oxum, sendo o mesmo o mais novo dos Oxalás. Dacum faz ajuntó com Iemanjá e é o Oxalá de meia idade. Se você tem dúvidas, peça para que uma outra pessoa jogue búzios para você, pois só através dele se pode ter uma resposta concreta.

      Excluir
    2. Já Ouvi falar na nação Cabinda, que Oxalá Obocum vem com Oxum quando tem passagem com Xangô Agandju, caso não tenha passagem com ele, pode carregar Yemanjá Bossi, mas é um caso extremamente raro, assim como Oxalá Olocum vem com Oxum quando carrega Xapanã Jubeteí, e em casos raros também pode vir com Yemanjá Bossi... São raridades mas existem. Desculpa algum equivoco, mas sitei isso a nível de curiosidade!

      Abraçao Parabéns!! Júnior d'Oxalá Olokun

      Excluir
    3. Oxala Obocum faz ajuntó com a Boci

      Excluir
  2. sou filha de nanã , fizeram meu ajuntó com oromilaia sou dolado de jeje-ijexa,gostaria de saber se esta correto pois em todos o blogs leio que e feito com jobocum nao identifico como sendo o mesmo oxalá,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com os fundamentos que seguimos, Nanã não faz ajuntó com Orumilaia também pelo fato de os dois serem Orixás velhos.

      Excluir
  3. Já vi casos raros como chamaram, Xapana com Oxum, Xango com Iemanjá e eu mesmo sou de Oxalá Obocum com Iemanjá Boci!

    ResponderExcluir
  4. Minha feitura é osalá Obocum com iemanja boci. Passagem com Xapanã e osum.

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia. Recentemente busquei orientação com zelador de santo, ou dito babalorixa amigo meu pois necessito de orientação sobre minha atual conjuntura. Dentre varios aspectos efetuados na consulta resolvi perguntar a quem pertencia minha cabeça pois acredito que algunas explanações possam ser orientadas e elucidadas atraves deste tema. Fui frequentador por um período da religião e atualmente nao me dedico a nenhuma. Outrora quando frequentador surgiram algunmas dúvidas quanto a neus pais, guias, orixas a quem pertence e ao decorrer acabram sempre dando minha cabeça para oxalá. Sendo este o mais velho juntamente com oxum. Ontem na recente orientação depois de muitos anos ele me disse que meus orixas são xapana com iansa. Nao preciso dizer lhes que o reboliço em minha mente se formou e no que busquei uma orientação esta por sua vez me desorientou quanto a resposta recebida. Nao menosprezao a nada nem a ninguem muito menos as forças divinas dos orixás. Atora lhes pergunto.. Seria isso possível? Poderia meu amigo babalao ter se equivocado? Agradeço uma palavra de sabedoria de quem mais intende do que este que apenas pergunta. Abs e bom final d semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente pode acontecer sim do Babalorixá jogar e em algumas vezes Orixás diferentes responderem, até porque essa certeza que você busca só se dará em vésperas de uma obrigação. O ideal é que, se você está com algum problema, busque orientação com alguém de sua confiança e tente resolve-los através de oferendas, banhos, limpezas, ou o que essa pessoa lhe indicar. Afinal somente saber qual o Orixá rege sua cabeça, não aliviará seus problemas, pelo contrário, como você mesmo falou, só o deixará mais aflito e atordoado.

      Excluir
  6. Olá boa noite,eu também tive este mesmo problema,me deram xangô com Iemanjá, mas recentemente em outra casa me deram oxossi com oxaguiã. Pensa numa confusão? E agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você está confuso não faça nenhuma obrigação na casa, procure outro Babalorixá de sua confiança e se consulte com ele. Acredito que quando estamos em dúvida seja nosso próprio Orixá nos mostrando que talvez aquela casa não seja para você. Para fazer qualquer tipo de entrega ao Orixá é preciso estarmos 100% confiante.

      Excluir