13 de abril de 2012

Qualidades dos Orixás

Bará
* Bará Lodê: Primeiro Orixá a ser saudado, é o senhor do destino. É o Orixá das chaves que abre e fecham os caminhos para todas as existências. É o conhecedor dos atalhos para que os objetivos possam ser atingidos. Lodê é o responsável pelo cuidado com os cruzeiros, sejam estradas, matos ou ruas.

Qualidades de BaráÉ o guardião da entrada de todos os Ilês, por isso é assentado em uma casinha na frente do mesmo. Lodê aceita dividir a sua casa apenas com Ogum Avagã, unico que se aproxima de seus fundamentos. Lodê não aceita o manuseio de mulheres que menstruam sob pena de se revoltar com a casa e prejudicar a pessoa pois não é um Bará compativel com o sexo feminino.
* Bará Lanã: Senhor dos caminhos dos cruzeiros de rua, de mato, de praia e de  lomba, é o Bará que trabalha em todos os reinos. É conhecido como principal responsável por abrir as estradas e atalhos. É o organizador dos caminhos. A responsabilidade desse Bará é de zelar pela segurança interna do Ilê.
* Bará Adague: É responsável pela limpeza dos Ilês. Bará do trabalho e dos cruzeiros de mato, trabalhando para os Orixás desse reino. Adague é o Bará que cuida das portas.
* Bará Elegba: Orixá que trabalha na lomba no cemitério. Enquanto Lodê vai do cruzeiro até o portão do cemitério, do portão do mesmo pra dentro pertence a Elegba e a seus companheiros.
* Bará Agelú: É o mais novo de todos os Barás, reina nos cruzeiros de praia. Trabalha pra Oxum, Iemanjá e Oxalá. A responsabilidade dele é zelar pelos templos.

Ogum
* Ogum Avagã: Responde no meio do cruzeiro e tem seu assentamento do lado de fora do Ilê, junto com Bará Lodê.
* Ogum Onira: Responde em cantos de cruzeiros e matos. Guerreiro impulsivo, é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados. 
Qualidades de OgumOrgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, porém acalma-se rapidamente. 
* Ogum Olobedé: Responde no meio do mato, e é o Ogum ferreiro. Representa um tipo mais velho de Ogum, trabalhador consciencioso, severo, que não brinca em serviço. Ciente de seus deveres e seus direitos é exigente e rabujento.
* Ogum Adiolá: Responde na beira da praia. Tem ligação com Iemanjá, é guerreiro e considerado o Ogum de Oxalá. 


Iansã

* Oyá: É a mais nova, é a dona da aliança, formando com Ogum e Xangô a famosa “aliança de Oyá”. Ela é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder, é a eletricidade.
Qualidades de Iansã* Oyá Timboá: É tida como a mais quieta das Iansãs, a que sabe fazer as coisas. Senhora dos cemitérios, controla os eguns. É assentada no igbalé (casa dos mortos), nos fundos do Ilê. É ela que servirá de guia, ao lado de Xapanã, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma.
* Oyá Dirã: Senhora dos cruzeiros em T, é a Iansã que fica na rua.
* Iansã: É a mais velha de todas, é casada com Xangô Agodô e é dona dos tetos. É mãe de nove filhos. Ela é o choque elétrico, a energia viva, pulsante, vibrante. Iansã é a disputa pelo ser amado. É ela que rege o amor forte e violento.

                                      Xangô

* Xangô Aganjú de Ibejis: É o Xangô criança.
Qualidades de Xangô* Xangô Aganjú: Responde nas pedras, em beiras de rio, pedreiras e na lomba aonde pesa as almas. É o Xangô novo, dono da balança e do equilíbrio. Xangô guerreiro, feiticeiro, representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos vulcões. É o mais cruel, é aquele que leva o coração do inimigo na ponta da lança.
* Xangô Agodô: Responde em pedreiras e é dono do machado com duas lâminas. É o Xangô velho, dono dos livros e das escritas. É tambem o juiz. Muito ruim e brutal, inclinado a dar ordens e a ser obedecido. É aquele que, ao lançar raios e fogo sobre seu próprio reino, o destrói.
* Xangô Kamuká: Responde nos cemitérios, junto com Iansã é o senhor dos eguns.


Qualidades de Xapanã                                        Xapanã
* Xapanã Jubetei: É o mais jovem.
* Xapanã Belujá: Responde com os Orixás de praia. É o Xapanã de meia idade.
* Xapanã Sapatá: Responde na lomba e nas encruzilhadas. É o velho, o feiticeiro, o deus da varíola e das doenças de pele. 

                                    Oxum
* Oxum Pandá de Ibejis: É a Oxum criança.
Qualidades de Oxum* Oxum Pandá: É a Oxum jovem e guerreira. Esposa de Oxossi Ibualama, vive no mato com seu marido. É desconfiada, astuta, observadora e intuitiva. É muito feiticeira e tem ligação com o fogo. É a rainha da cidade que leva seu nome, a verdadeira Ọ̀ṣun Ijeṣa que veio de Ijesa ou de Ipondá.
* Oxum Demun: É a Oxum de meia idade, a que se casa com Ossanhe, é maternal e amorosa.
* Oxum Olobá: Uma Oxum velha, porém se manifesta ereta.
* Oxum Docô: a mais velha das Oxums, a matriarca e idosa. É chefe das mulheres. Maternal, avó amorosa é uma mulher que tem numerosos filhos e netos, porém é bastante severa e autoritária.

Qualidades de Iemanjá
                           Iemanjá

* Iemanjá Bocí: A mais nova. Guerreira, dona da espada, esposa de Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras.
* Iemanjá Bomí: É a Iemanjá de meia idade.
* Iemanjá Nanã Burucum: A mais velha e severa de todas. Rabugenta, feiticeira, rancorosa e violenta.

                         Oxalá
Qualidades de Oxalá* Oxalá Obocum: O mais novo dos Oxalás, o abençoado. Oxalá que cuidava de Orumilaia por este ser muito velho. É o Orixá do crescimento e do progresso.
* Oxalá Olocum: É o Oxalá adulto e guerreiro.
* Oxalá Dacum: É o Oxalá de meia idade, o velho que se manifesta ereto. É o Oxalá do equilibrio.
* Oxalá Jobocum: É Oxalá velho, vive nas águas.
* Oxalá Orumilaia: O mais velho dos Oxalás. Apesar de ser cego, e Iansã ser a menina dos olhos dele no qual carrega seus olhos,  ele é o Orixá da visão e da clareza. Ele que concede o jogo de buzios e o pertence.

2 comentários:

  1. A riqueza de detalhes,sobre qualidades dos orixás ,realmente oe de impressionar...parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ficamos felizes que estejam gostando do nosso blog.

      Excluir

Sua mensagem foi enviada e será respondida o mais breve possível, obrigado.